terça-feira, 5 de janeiro de 2010

GINÁSTICA ARTÍSTICA E FORMAÇÃO EM PORTUGAL

Tal como temos vindo a dizer, a Ginástica Artística é uma modalidade complexa pelo facto de englobar vários aparelhos que pressupõem movimentações bastante diferenciadas e de elevado grau de execução. Estes pressupostos implicam requisitos motores elevadíssimos, tais como a agilidade, a flexibilidade, a harmonia, o equilíbrio, o ritmo, etc.
A Ginástica implica uma força de vontade, de entrega e de motivação extrema. Assim sendo, um verdadeiro ginasta deve iniciar a sua actividade desde muito cedo, em bébé. A preparação é dura e normalmente a sua iniciação é dada até aos 10 anos de idade, na qual o atleta trabalha os seus níveis de flexibilidade e desenvolve os requisitos motores de base. Após esta fase dá início ao treino específico consoante a especialidade que escolheu. Por volta dos 15 anos de idade inicia um treino de alto nível procurando autonomia e força psicológica, de forma a desenvolver a sua perfomance.


Em Portugal existe uma grande aposta cultural no desporto. O problema incide no desiquilibrado e diferenciado investimento que fazemos em prol do futebol masculino. É típico e frequente ouvirmos do nosso povo, após os Jogos Olímpicos, que os nossos atletas são muito "fracos", mas como podemos nós exigir resultados internacionais relevantes e dignificantes aos atletas portugueses se durante todo o ano são esquecidos? Como se podem fazer atletas de elite se não apostamos na formação?
Sendo este um documento efectuado no âmbito da disciplina de Ginástica sob a responsabilidade da ex-campeã nacional, treinadora de formação na Ginástica, juíza internacional de Ginástica e ainda Professora de Educação Física da Escola de Educação Superior de Fafe apelo à sensibilidade, para que todos os futuros profissionais da Educação Física e Desporto não façam da Ginástica uma modalidade esquecida.
Na barra lateral encontram-se alguns links das Federações responsáveis pela Ginástica em Portugal e das várias Associações, para uma compreensão mais profunda do desenvolvimento desta modalidade no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário