terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A GINÁSTICA ARTÍSTICA

A Ginástica Artística é uma modalidade complexa, que exige um conjunto abrangente de movimentos elegantes, dinâmicos/estáticos, dotados de força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controlo do corpo, com a particularidade destes movimentos se executarem em diversos aparelhos.
A avaliação dos ginastas é feita por um grupo de juízes, consoante os critérios de dificuldade do programa, a composição e a qualidade dos valores de ligação e execução de um código próprio de pontuação, elaborado pelos comités das federações.
Assim, o objectivo dos atletas passa por uma preparação intensa, de forma a assimilarem exercícios gímnicos de dificuldade extrema, para atingirem um elevado aperfeiçoamento na técnica de execução desses exercícios, mostrando elevada mestria desportiva.
As apresentações da Ginástica Artística são individuais, ou seja, separadas por género, devido às diferentes características físicas entre homem e mulher e possuem um tempo aproximado de 30 90 segundos. Os aparelhos da Ginástica Artística masculina são assim diferentes dos aparelhos da Ginástica Artística feminina. Os homens disputam provas em 6 aparelhos diferentes, enquanto que as mulheres fazem-no em 4 aparelhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário