O Código de Pontuação (CP) é uma forma de avaliar os requisitos técnicos e artísticos dos Desportos Acrobáticos. Para uma melhor compreensão das suas funções e finalidade aconselhamos a leitura do ítem "Código de Pontuação de Ginástica Artística", que se encontra no índice deste blog. O seu obejctivo é semelhante ao da Ginástica Artística mas, como é óbvio, a Composição dos Juízes, os critérios de avaliação dos exercícios, os tipos de faltas de execução e a pontuação estão formuladas de acordo com as características da Ginástica Acrobática.
Os Juízes são os seguintes:
- 1 chefe de mesa dos Juízes;
- 2 Juízes de dificuldade;
- 4 Juízes de execução;
- 4 Juízes de Artística.
Os critérios de avaliação dos exercícios são so seguintes:
- Tempo de duração do exercício (são descontados 0,1 pontos por cada segundo a mais);
- Falta de tempo na manutenção das figuras (são descontados 0,3 pontos por cada segundo a menos);
- Apresentação dos ginastas (a simbiose da roupa com o tipo de exercício e música, bem como o carisma);
- A diferença de altura entre o base e o volante (0,4 nos pares/grupos séniores e 0,2 no pares/grupos júniores);
- A originalidade da sequência e do exercício;
- A dificuldade de cada exercício;
- A execução das figuras.
Faltas de execução e artísticas: as faltas de execução e artísticas descontam-se conforme o critério de considerações de faltas mínimas, médias, significativas e maiores. Essa consideração varia conforme o nível competitivo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9RTkv8e-BiLAPf_z-9hA4Mjiz4pUxSML_LqvGVti7X7PnKEq9md86D-uNGcHayzGB9b-3wKmrThiUgjACZrYOZShvBhF0vcEyl9kw_e1I6oCvhfdFL4YlGW3wWmTwqcvXhndVm44OPYA/s320/FALTAS+DE+EXECU%C3%87%C3%83O.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgczk6fmYNi21iBMQBwnT_M5OM9Rd7gAN7_YYvw7tc7AbjzXXYLK-dU9Cb4PaMGwAjtH4WAg7pEXxQi6kHhjSm3nIqx3Nzb3rlt3IZjga4bu8cxYEKvg6h9SBM0l6MGCL_zcFRBz2bHvNI/s320/FALTAS+ART%C3%8DSTICAS.bmp)
No que respeita à pontuação:
- Nota de dificuldade: a tabela que determina o nível de dificuldade dos exercícios é determinada pela tabela da FIG, que é idêntica à que se encontra neste blog, no ítem "Código de Pontuação da Ginástica Artística". A nota de dificuldade é limitada mas regida por um mínimo de 20 valores, sendo que a dificuldade menor que 20 valores num exercício é pontuada com 0,00 pontos.
- Nota de execução: os exercícios são avaliados de 0,00 a 10,00 pelo seu nível técnico e desempenho (nota de execução);
- Nota artística: a componente artística, sincronismo, música e apresentação são cotados de 0,00 até 5,00 (nota artística);
- Nota final: obtêm-se através da soma das três notas anteriormente descritas (execução, artística e dificuldade).
Sem comentários:
Enviar um comentário